Posições da Lua com relação à Terra em cada uma de suas fases.   Lua em fase.

Como a Lua executa uma órbita em torno da Terra uma vez por mês, sua posição na órbita muda de um dia para outro. À medida em que a Lua gira em torno da Terra sua forma parece mudar, porque a todo instante uma maior ou menor parte da sua superfície é iluminada pelo Sol.

Nós vemos esse ciclo observando as fases da Lua. O tempo decorrido entre duas fases sucessivas da Lua é de 29,5 dias ou 709 horas. Este número é um pouco diferente do período orbital da Lua (medido com referência às estrelas), pois a Terra percorre uma distância significativa de sua órbita em torno do Sol neste tempo.

Lua Nova

A Lua Nova é a fase na qual a Lua não é visível da Terra pois a face que está voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol. A Lua está situada entre o Sol e a Terra. Por ocasião da Lua Nova é que ocorrem os Eclipses Solares. Nesta fase só nessa ocasião podemos ver a Lua.

Quarto Crescente

É a fase intermediária entre a Lua Nova e a Lua Cheia, também chamada de Primeiro Quarto. Aqui no hemisfério sul a Lua tem a forma da letra C da palavra crescente.

Lua Cheia

A lua Cheia é a fase na qual todo o disco da Lua é visível da Terra pois a face que está voltada para a Terra está sendo totalmente iluminada pelo Sol. A Terra está situada entre a Lua e o Sol. Por ocasião da Lua Cheia é que ocorrem os Eclipses Lunares.

Quarto Minguante

É a fase intermediária entre a Lua Cheia e a Lua Nova, também chamada de Terceiro Quarto. Aqui no hemisfério sul a Lua tem a forma da letra D da palavra decrescente.

Lua Azul

Quando em um mesmo mês ocorrerem duas Lua Cheia, o que acontece a cada 2,7 anos, a segunda Lua Cheia se chama Lua Azul.

A que hora do dia veremos a Lua no céu?

Tal como o Sol, a Lua nasce e se põe todo o dia. Cada dia a Lua aparece no céu cerca de uma hora mais tarde do que no dia anterior. A hora de ver a Lua depende da sua fase.

Quando vemos a Lua Nova?

A Lua Nova nasce quando o Sol nasce, no Leste, e se põe quando o Sol também se põe, no Oeste. Nessa fase o alinhamento é Sol, Lua e Terra. No dia seguinte, já na fase Crescente ela nascerá cerca de uma hora após o nascer do Sol e se porá uma hora após o por do Sol.

Quando vemos a Lua Cheia?

Na mesma hora que o Sol se põe no Oeste, a Lua Cheia nasce, mas no Leste. Ela se põe no Oeste, na mesma hora que o Sol nasce no Leste. Nesta fase o alinhamento é Sol, Terra e Lua. No dia seguinte, já na fase Decrescente, a Lua nascerá cerca de uma hora após o por do Sol e se porá uma hora após o nascer do Sol.

Observe como a Lua se movimenta no céu.

Para acompanhar o movimento da Lua no céu você deverá observá-la pelo menos em dois dias consecutivos, quando ela está visível, e à noite.

No primeiro dia olhe para a Lua e num pedaço de papel anote a hora da observação e quantos palmos a Lua se encontra acima do horizonte. A seguir faça um desenho mostrando a Lua e a posição de algumas estrelas que estejam situadas perto dela.

No segundo dia você deverá olhar para a Lua na mesma hora que olhou no dia anterior. Deverá novamente medir quantos palmos a Lua se encontra acima do horizonte e comparar com a medida do dia anterior. Você verá que ela não ocupa a mesma posição no céu pois se deslocou 12,2º. Observe agora as estrelas que estão próximas da Lua. Você notará que as estrelas que estavam próximas ontem estão também 12,2º mais distantes da Lua.

 

 
Lua Cheia.  
Fotos tiradas dia a dia mostrando a evolução das fases da Lua, de Crescente para Cheia e depois para Minguante. Esta posição da Lua vale para um observador situado no Hemisfério Sul.

Esta página foi revista e atualizada em março de 2006.

euscalise@hotmail.com